quarta-feira, 20 de maio de 2009

O que fazer com óleo de fritura usado?

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.
Calcula-se que, em média, uma família gere 1,5 litro de resíduo de óleo de fritura por mês. O ato de não jogar óleo de cozinha na pia é um ato de cidadania que deve ser incentivado pela mídia, pelas políticas públicas e pelos educadores.

Fiquei sabendo que no Japão é proibido jogar óleo na rede de esgoto. Lá o pessoal usa um pó que faz o óleo virar gelatina ou uns saquinhos "absorventes" que colocam nele até que seja absorvido completamente e, então, em ambos os casos, posteriormente, jogados no lixo queimável. Bom, mas de qualquer forma o óleo não está sendo reutilizado, está sendo lançado no meio ambiente sob forma de fumaça.

- Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:
permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico;
- se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;
- fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

2 comentários:

  1. reciclo oleo em guararapes-sp, pagamos 0,30 o litro de oleo usado, retiramos no local
    (18) 3606-3745 att. Euclides

    ResponderExcluir

Seguidores