segunda-feira, 18 de maio de 2009

Voluntariado.

O que significa ser um voluntário ?
Voluntário é a designação que se dá às pessoas que agem por vontade própria em uma determinada área, ou seja, não são obrigadas por outras a atuar.
O voluntário atua pelo próprio compromisso com uma vida melhor e solidária. Isso é muito positivo e torna a sua participação muito intensa e valiosa, na medida em que ele se dispõe a agir por desejo pessoal, por sua história de vida e por demandas internas que geram intenções de atuação. Apesar de essas demandas serem pessoais e espontâneas, o voluntário pode chegar a criar, capitanear ou ainda vir a se engajar em projetos de ações coletivas que já estejam em andamento.
Segundo o Dicionário Houaiss da língua portuguesa (
disponível on line, na internet), o voluntário pode se dedicar a um trabalho sem vínculo empregatício, prestando ajuda quando necessário, ou pode atuar também de modo mais sistemático e planejado, desde que respeitados a sua vontade e os acordos estabelecidos para a sua participação, de modo individual ou coletivo.Em 18 de fevereiro de 1998, foi sancionada a Lei N° 9.608, que dispôs sobre as condições do serviço voluntário e para isso criou a OBRIGATORIEDADE de ser firmado um termo de adesão entre a pessoa que deseja ser VOLUNTÁRIA e a entidade pública ou privada que deseja acolher o voluntário. Essas instituições privadas devem “ter fins não lucrativos, objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores