Dinâmica: Entrevista.
Primeiro dia de projeto. É preciso antes de tudo, "quebrar o gelo", e a dinâmica proposta é a entrevista. Essa dinâmica se deu da seguinte forma: Cada criança recebeu um questionário de entrevista, que consistia em conhecer as similaridades entre cada um.
- " Como é que se descobre alguma coisa sobre alguém? Disse eu.
- " Perguntando ! " Disseram alguns em coro.
- " Levantem e perguntem !" . E todos levantaram em busca dessas informações.
Após escreverem seus lamentos, queixa ou reclamações sobre o tema Meio Ambiente, os "tijolos" foram fixados num mural que simboliza os problemas pelos quais todos devem se preocupar e de alguma maneira intervir para que seje solucionado ou amenizado.
Dinâmica Árvore do Futuro.
A Oficina Árvore dos sonhos - tem sua origem no início da Eco-92, quando pessoas do mundo todo escreveram seus sonhos de futuro em papéis em forma de folhas. Essas folhas foram penduradas nos galhos de árvores gigantes, que foi instalada na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro como símbolo de um futuro mais feliz para todos.
No muro das lamentações foi colocado os prolemas, e na árvore do futuro foi colocado os sonhos para o futuro. Cada criança recebeu um papel em formato de folha e com o apoio da monitora Natália, as folhas foram fixados à um tronco de uma árvore. Aos poucos a àrvore dos sonhos de todos para o futuro foi construída. As crianças entenderam perfeitamento o objetivo desta atividade. Estava previsto uma folha para cada crianças, mas elas queriam mais, o que mostra o total engajamento e envolvimento de todas.
Visita ao Ribeirão Baixotes
Objetivo: Visualizar e discutir sobre a atual situação do Ribeirão.
Essa visita nos surpreendeu, porque quando questionados sobre o que seria aquele local do outro lado do alambrado, muitas crianças desconheciam o fato de alí haver um rio, e ainda mais se tratando do Ribeirão Baixotes, responsável pelo abastecimento de boa parte da população de Birigui. Isso mostra a necessidade de uma intervenção rápida no tocante à Educação Ambiental no nosso munícipio, e é isso que estamos fazendo, levando informações e orientando cada criança a ser um cidadão consciente e atuante dentro do seu meio familiar, escolar e comunitário.
Resgate de árvores
Justificativa. Os oitis (licania tomentosa) do centro estão com muitas sementes germinando próximo ao tronco da árvore mãe. Por estarem muito próximos uns dos outros, essas árvores vão competir pelos nutrientes do solo e por água, fazendo com que alguns indivíduos morram antes de atingir a idade adulta.
Objetivo: Levar a criança a chegar a conclusão de que podemos fazer uma intervenção e salvar essas árvores do centro comunitário e ao mesmo tempo, arborizar do bairro.
Metodologia: Retirar essas árvores do solo e plantar em saquinhos próprios e acondicioná-las no viveiro até que atinjam um tamanho ideal para serem plantadas na calçada.
As plantas resgatadas irão passar uma temporada no nosso viveiro até atingir o tamanho adequado para ser plantado na calçada.
Agradeço aos monitores voluntários Carlão, Danila, Ágaras e Natália pela imensa contribuição para que o projeto fosse concretizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário