quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CORINTHIANS 100 ANOS


Como o Timão joga pelo Meio Ambiente

Para se combater o aquecimento global é preciso mais do que discurso. É preciso ação. É este o compromisso do Corinthians e do Banco Cruzeiro do Sul. O projeto prevê ações eficazes contra o aquecimento global em duas direções:

  • - Compensação e redução de gases do efeito estufa

  • - Educação socioambiental

  • 1. Redução e compensação de GEE:

O mundo inteiro está mobilizado para diminuir as emissões de gases do efeito estufa. Esta redução se dá por intermédio de práticas ambientais mais limpas, como a coleta de lixo seletiva, o uso de materiais reciclados, a diminuição dos gastos com energia, com transporte, etc. O Corinthians e o Banco Cruzeiro do Sul estão participando de oficinas e workshops para conhecer este assunto e adotar estas práticas. Já a compensação se dá com o plantio de árvores que seqüestram o gás carbônico da atmosfera. O Banco Cruzeiro do Sul se compromete a plantar 100 árvores para cada jogo e mais 100 a cada gol do Timão.

“Estamos implantando o projeto Jogando pelo Meio Ambiente para que haja uma sensibilização de todos para a questão ambiental. Nosso objetivo é promover uma conscientização sobre a causa do meio ambiente. A preocupação neste momento é com as futuras gerações”
Luis Octavio Índio da Costa
Diretor superintendente do Banco Cruzeiro do Sul.

Tem mais. Todas as partidas disputadas durante o ano de 2010 terão suas emissões de carbono calculadas e neutralizadas com o plantio de mais árvores. Neste cálculo, são levados em consideração as principais atividades que envolvem emissão de carbono num jogo de futebol.
Meios de transporte usados pelos jogadores e demais membros da equipe técnica no trajeto clube/estádio

- Energia consumida durante o período do jogo

Onde e como será o plantio?
Baseado nos jogos e nos gols que o Timão fez em 2009, o Banco Cruzeiro do Sul estimou uma média de 21 mil árvores a serem plantadas diante dos resultados de 2010.

Quais espécies serão plantadas?
Para que o plantio siga os padrões técnicos e garanta uma floresta sustentável, é preciso que existam pelo menos 100 espécies nativas, como Ipê roxo, amarelo, Jatobá, entre outros. O Banco Cruzeiro do Sul se compromete a cuidar das mudas durante 2 anos, até que elas fiquem fortes para seguir em frente sozinhas.

  • 2. Educação socioambiental

Só se muda um comportamento a partir da conscientização e sensibilização das pessoas. Este é o objetivo do projeto Jogando pelo Meio Ambiente. Durante os jogos serão distribuídos materiais promocionais com o endereço deste site, que tem conteúdos de conscientização e educação ambiental. Além disso, membros do time e das torcidas organizadas participarão de oficinas e workshops com orientações para práticas ambientais responsáveis.


FONTE: http://www.jogandopelomeioambiente.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores