segunda-feira, 29 de junho de 2009

Educação Ambiental - Bairro João Crevelaro

Projeto Eco cidadania
data: 27/06/2009

No início dos trabalhos deste dia, as crianças receberam as fichas de autorização para o passeio que realizaremos na nascente do Ribeirão Baixotes na próxima semana. Eles foram orientados a entregar para os pais, para que os mesmos assinem autorizando-os a irem ao passeio.
Compareceram no projeto hoje apenas 15 crianças, os demais não vieram porque estavam participando e um evento na escola em que estudam.

Fizemos a Dinâmica do chiclete doce e do Chiclete azedo.

Objetivo: Abordar pontos positivos e negativos individuais dos integrantes do grupo.

Material: Chiclete (com sabor azedo) e chiclete ( sabor doce) na proporção de uma de cada tipo para cada integrante do grupo.
Descrição: Distribuimos um chiclete de cada para cada criança. Cada integrante distribuiu do seguinte modo:

- O chiclete doce foi dado a uma pessoa que tenha feito algo positivo que tenha chamado a atenção do integrante.

- A chiclete azedo foi dado a uma pessoa que tenha agido de maneira que tenha entristecido a pessoa que deu a bala ou alguma outra pessoa. Os chicletes puderam ser dados a alguém que já tinha recebido outra do mesmo tipo. Os integrantes não puderam dar balas ou bombons para si próprios. Orientamos que a entrega do chiclete azedo fosse feito com sinceridade, mas também com muita sensibilidade para que a pessoa, sem ser ofendida, possa rever algumas de suas ações. Após a entrega dos chicletes, os alunos se abraçaram em sinal de perdão e amizade.






Hora do lanche !!!
Que hora abençoada, pois Graças a Deus tivemos uma fartura para nos alimentar !


A Sª Ana Paula, mãe de um dos alunos, nos presenteou com dois saborosos bolos de chocolate, e o srº Euclásio do Mercado Nacional (do Bairro Crevelaro) nos fez a doação de pães e presunto. Todos comeram à vontade, repetiram quantas vezes quiseram e ainda assim sobraram pães e bolo.

Muito obrigada srª Ana Paula e srº Euclásio !!!


Estufa.
Primeiro, preparamos a terra.



Na estufa, plantamos 40 sementes ( doadas pela A.G.A), de quatro espécies de árvores, sendo elas : (Cafézinho, Ipê-roxo, Acácia Rosa e Flamboyanzinho). Todos os alunos participaram do plantio. As sementes ficarão na estufa até atingirem um tamanho adequado para serem distribuídas para a população.






Na estufa estão presentes os oitis que resgatamos no primeiro dia de projeto ( 23.05.2009), apenas 3, das 23 árvores que resgatamos morreram.


O projeto foi encerrado às 11h30. Os monitores se reuniram e ficaram até às 12h30 discutindo às próximas atividades.
Monitores presentes: Carlão, Natália e Mirian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores