quarta-feira, 10 de março de 2010

Sacola retornável - Ecobags

As ecobags, estão conquistando cada vez mais espaço no nosso dia a dia. O que era para ser mais uma forma de conscientização sócio-ambiental se transformou em acessório de moda.

Alguns supermercados e lojas, preocupados com o alto volume de sacolas utilizados em seus estabelecimentos, estão vendendo as ecobags.

Algumas marcas fashion já entraram na onda, e estão fabricando ecobags cheias de estilo.

As vantagens do uso das “ecobags” são muitas. Os impactos do uso da sacola plástica são sentidos por períodos bastante longos, pois este material chega a levar 400 anos para se decompor. Por isso mesmo, após seu descarte continuam ocupando espaço por muito tempo nos aterros sanitários e lixões. E dependendo da sua forma de descarte, podem poluir os rios e o solo. Além disso, as sacolas plásticas são feitas com resina à base de petróleo, material cuja queima é uma das grandes responsáveis pelo aquecimento global e, em muitos casos, o lixo é incinerado, causando este impacto na queima das sacolas plásticas.

Atualmente no Brasil são consumidas mais de 12 bilhões de sacolas plásticas por ano. Em média, cada brasileiro usa 66 sacolas plásticas por mês, o que significa que cada um de nós acaba por jogar no lixo cerca de 800 sacolas plásticas ao longo de um ano. Ao adotar a sacola retornável em suas compras cotidianas, os consumidores podem ajudar a prevenir todos esses impactos negativos no meio ambiente e na sociedade.

Eu por exemplo já aderi à “moda consciente” das ecobags. Faça você também a sua parte







fonte: Instituto akatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores