Os destaques do evento são a participação de Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, e o cineasta James Cameron, diretor de filmes como Titanic e Avatar.
O objetivo do evento é discutir "sustentabilidade econômica, ambiental e social para a Amazônia". Gore e o ecólogo Thomas Lovejoy, por exemplo, vão falar sobre a importância da conservação da floresta na tentativa de conter a mudança climática.
Para especialistas, o desmatamento representa cerca de 20% das emissões de CO2 (dióxido de carbono) do planeta, um dos gases que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.
Já Cameron vai fechar o evento, no sábado (27), com uma palestra com o tema "Como e por que sensibilizar a sociedade para a importância e a urgência da conservação da Amazônia: a experiência pessoal de um cineasta". O diretor deve usar Avatar para fazer uma metáfora sobre a destruição da Amazônia e do ambiente.
Avatar conta a história de Jake Sully, um fuzileiro naval americano preso à cadeira de rodas. Apesar de sua condição, ele é enviado a Pandora, uma lua distante da Terra habitada por alienígenas azuis, os Na’vi. Lá, os humanos exploram um mineral que pode ser a salvação dos problemas energéticos do nosso planeta.
Mas como a atmosfera de Pandora é tóxica, só é possível circular pela lua em avatares, corpos híbridos dos DNAs de Na’vi e de seres humanos, que são controlados a distância.
O governador do Amazonas, Eduardo Braga, que apoia o evento, diz em nota, que, inclusive, existe o plano de chamar Cameron para fazer um filme na região.
– O filme Avatar é recorde na indústria de produção. Queremos convencer o James Cameron a fazer a continuação da sua obra aqui, para gerar emprego e renda ao Amazonas e beneficiar a população que vive neste cenário dado por Deus.Cerca de 300 empresários, executivos e políticos devem participar do fórum .
fonte: www.r7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário