domingo, 30 de agosto de 2009

Ecocidadania nos bairros.

O Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Birigui realiza mensalmente um projeto chamado Cultura nos bairros, onde uma equipe do departamento se desloca de sua sede e vai até os bairro de Birigui levando cultura e alegria nas modalidades de música, capoeira, artesanato e oficinas.
Quando tive conhecimento desse projeto, fiquei feliz com a iniciativa e quis de alguma forma fazer parte disto e levar um pouco daquilo que tenho aprendido a cada dia no Projeto Ecocidadania. Afortunada que sou, conto com uma equipe unida e altamente motivada que comprou a idéia de pronto, ou seja o Projeto que antes era voltado somente para o Bairro João Crevelaro, agora tem esse novo desafio de levar a Educação Ambiental para outros bairros.

Hoje visitamos o Bairro Flamengo e levamos atividades de pintura facial, e desenhos para colorir todos com temas ambientais. Ficamos satisfeitos com o evento,e ao que tudo indica, no mês de setembro a Cultura nos Bairros será no Bairro João Crevelaro.



Sair do Crevelaro e atuar em outras localidades é muito gratificante, pois é sinal de que a nossa árvore tem crescido, dado frutos e agora lançamos a semente de uma ecologia cidadã para outras localidades.
Temos agido no Bairro João Crevelaro, com a meta de levar o projeto para o bairro Tereza M. Barbieri no ano de 2010. Não vai ser tarefa fácil o desafio é gigante, mas a fé que nos manteve firmes até hoje é a mesma que nos dá a certeza de que tudo dará certo.
Quero aproveitar e dar as boas vindas ao mais novo integrante da trupe, o Fernando (estagiário da UNIESP) que já tem enriquecido nossos trabalhos.
Só tenho a agradecer nossos amigos e parceiros que doam seu precioso tempo nos sábados de manhã para estar conosco no projeto, que acreditam nesta proposta de Educação para o Futuro, onde buscamos orientar nossas crianças e jovens a acreditar no futuro agindo de forma consciente no presente.

sábado, 15 de agosto de 2009

Fé e consciência ecológica.

O pastor Jeremias Ferreira, 51 anos, construiu com cerca de 10 mil garrafas PET o templo para sua igreja Amigos de Jesus, em Tubarão (SC).

A construção representa, segundo ele, o principal valor da comunidade: não pedir dízimo ou ajuda financeira aos fiéis. “Vi uma igreja com esse propósito em Itajaí (SC), que não pedia contribuição. Inicialmente, fazíamos as celebrações na garagem da minha casa, mas sentimos a necessidade de um espaço maior”.

O terreno foi comprado pelo próprio pastor, com o dinheiro que ganha como eletricista e manobrista. “O dono do terreno me deixou pagar R$ 100 por mês e fui pagando assim, aos poucos.”

Já a ideia de construir a igreja com garrafas PET surgiu durante um culto. “Estava no meio de uma reunião e tive essa ideia. Acredito que foi um plano de Deus, porque não tínhamos os recursos dos fiéis.”

O material foi recolhido por crianças da comunidade que ganhavam uma bala a cada garrafa. Em quatro meses, e com a ajuda dos cerca de 30 fiéis da igreja, a obra quase foi finalizada. “Falta completar o telhado com garrafas. Temos também alguns pneus sendo colocados, assim como outros materiais recicláveis”, afirma.

Orgulhoso da iniciativa, Ferreira pretende agora ampliar a comunidade. “Fiquei muito satisfeito. Durante o dia é bem claro, e à noite fica muito bonito. Agora esperamos ver a igreja crescer.”

Fonte: g1.com

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Projeto Ecocidadania
08/08/2009


Artesanato em caixa de leite

O que fazer com aquela caixa de leite vazia?



Em comemoração ao dia dos pais,os alunos fizeram cartões para presentearem seus pais. Por estarmos no mês em que trabalhamos a reciclagem, optamos em fazer cartões com caixas vazias de leite que provavelmente iria para o lixo.

Em princípio, os alunos não acreditaram que uma caixa vazia de leite poderia se transformar em um lindo cartão para os pais. Os monitores estavam completamente envolvidos e isso foi mais fácil pra envolver os alunos. O clima estava alegre e descontraído.



Esses são alguns dos cartões que os alunos confeccionaram.







Monitores presentes: Natália, Ágaras, Carlão e Mirian.






quarta-feira, 5 de agosto de 2009

domingo, 2 de agosto de 2009

"Deus dá ao homem o metal da mina
Deus dá ao homem as árvores da floresta
Deus dá ao homem a destreza manual
O homem com sua destreza derruba a árvore
O homem com sua destreza extrai o metal da mina
Depois do metal extraído e da árvore cortada
O homem com sua destreza pega essa árvore e faz dela uma cruz
Com sua destreza toma o metal e o transforma em pregos"
( Dr. Robinson)

sábado, 1 de agosto de 2009

Projeto Ecocidadania
01/08/2009


Dando continuidade ao tema reciclagem e coleta seletiva, os alunos explicaram os temas de cada grupo: Plástico, Papel, Vidro e Metal, desde suas origens, fabricação, destinação, descarte e reciclagem.

Grupo amarelo - Metal: As integrantes deste grupo levaram diversos tipos de embalagens metálicas.Jéssica, Natyelli e Michele.

Após a exposição dos cartazes, fizemos um debate a respeito dos temas apresentados, onde enfatizamos que todos esses tipos de materiais são provenientes do meio ambiente, e que é necessário uma maior sensibilização de todos quanto ao uso consciente de cada um deles. O debate fluiu muito bem, e fomos levados a falar sobre muitos assuntos, tais como qualidade de vida, pobreza, disperdício, responsabilidade e principalmente sobre o papel de cada um de nós no planeta.



Tempo de decomposição dos materiais na natureza.

Atividade:



1 - Foram feitas fichas contendo nome de materiais e outras contendo tempo de vida de cada um deles;

2 - Cada aluno recebeu uma ficha.



3 - Pedimos que eles procurassem o valor correspondente em tempo de vida pra cada material.
4 -O alunos fizeram os pares de acordo com o que eles achavam.

5 - No final orientamos a maneira correta e o tempo de vida de cada material.



Jogo "Eco"Twister

Fizemos uma adaptação ao famoso jogo americano Twister. As cores escolhidas foram de acordo com as cores dos recipientes que recebe o lixo seletivo ( plástico, papel, vidro, metal e orgânico)

Objetivo do jogo: A criança deve se manter no tabuleiro o maior tempo possível, quem errar ou cair está desclassificado.


No início, as crianças jogavam em duplas mas posteriormente aumentamos para quatro. Os monitores faziam o sorteio da cor do círculo onde deveriam colocar as mãos e os pés. Essa brincadeira rendeu muita diversão e boas gargalhados.






Momento pagação de mico.

Existem momentos marcantes no nosso mundo tais como: Chegada do homem na Lua, morte do Michael Jackson, mas esse momento estrelado por " Carlão do Crevelaro" e "Ágaras" ficou marcado na história da humanidade !!!

Olha que beleza nossos monitores se exercitando no " Eco-twister"

Monitores presentes: Carlão, Natália, Ágaras e Mirian.



Seguidores